Por Dora

10 de junho de 2020

O que é telemedicina e teleaudiologia?

Uma visão moderna e uma forma de tratamento inovador

10 de junho de 2020


A telemedicina usa a tecnologia para levar serviços de saúde aos pacientes onde quer que estejam - sentados no sofá da sala no conforto da sua casa, no trânsito ou fazendo uma pausa para o almoço no consultório. Usando uma tecnologia básica, como notebook, computador ou smartphones, os profissionais de saúde podem avaliar, oferecer tratamentos e acompanhamento ao paciente pela Internet, eliminando a sala de espera e as visitas presenciais ao consultório. O resultado desta visão moderna é uma forma de tratamento inovador, onde o paciente e o médico podem otimizar seu tempo.


O Poder agora é do paciente

A telemedicina no Brasil ainda é pouco usada, e poucas faculdades oferecem no seu curso a disciplina, mas o mercado está empurrando o médico para esta nova modalidade de atendimento, até porque o paciente está exigindo está opção, principalmente em momentos como a pandemia do Covid-19.

Em outros países este formato de atendimento já está mais avançado, e é utilizado em uma ampla gama de especialidades médicas, incluindo cardiologia, dermatologia, psiquiatria, neurologia e fonoaudiologia. Tem sido usado não por ser cômodo, mas para ajudar pacientes que estão no pós-operatório a evitar lesões e infecções; na prescrição de tratamentos dermatológicos personalizados e até atender à crescente demanda por serviços de atenção à saúde, como psicológico.

Um dos principais benefícios citados pelos usuários, pacientes e cuidadores é o poder da autonomia e a eficiência do serviço. Ao aumentar a eficiência durante todo o processo de atendimento, a telemedicina corrige muitos dos problemas comuns de saúde que fazem com que os pacientes se sintam impotentes, eles citam como limitantes as horas gastas nas salas de espera, as consultas apressadas e impessoais, os pedidos não atendidos e as remarcações através de telefone e secretária. Relatam que, com o atendimento através da telemedicina, têm mais tempo com o seu médico ou profissional de saúde e há uma liberdade maior para se comunicar e sobretudo terem mais controle sobre sua saúde.

A telemedicina, principalmente no tocante ao Brasil que é um país continental, é uma alternativa de acesso para as pessoas que vivem em áreas remotas e que frequentemente não conseguem ter acesso aos tratamentos que precisam nos grandes centros. Em vez ter que se deslocarem por centenas de quilômetros até o profissional de saúde mais próximo com alto custo, eles simplesmente podem usar seu próprio telefone ou computador para ter acesso a um profissional de saúde específico, com o advento do que é melhor, imediatamente.

Muitos profissionais de saúde que já usam a telemedicina acreditam que ela proporciona um modelo de atendimento melhor, mais qualitativo e eficiente. O que lhes fez chegar a está conclusão é o fato de poderem monitorar melhor a saúde dos pacientes, o que vai muito além das tradicionais visitas ao consultório, elevando consideravelmente os resultados do tratamento. Do ponto de vista técnico,  este modelo de atendimento permite que o profissional de saúde ofereça um atendimento online de alta qualidade a uma quantidade muito maior de pacientes em menos tempo. Isso tem sido observado por muitos profissionais como uma oportunidade de reduzir drasticamente o custo do tratamento para o paciente e os custos fixos do profissional.


TeleAudiologia

Então, em tempos de pandemia como a do Covid-19 como essa nova fronteira pode ser atravessada para a saúde auditiva e os cuidados necessários?

Sinceramente, este momento é divisor de águas. Os fonoaudiólogos estão cada vez mais aproveitando as técnicas de telemedicina de outras áreas para oferecer aos pacientes a palavra do momento no mundo moderno: conveniência, acesso e economia de dinheiro e tempo sem precedentes. Para serviços que variam de primeira consulta a serviços complementares como o suporte aos usuários de aparelhos auditivos a longo prazo. Esse processo já é uma realidade com o APP MyDO que oferece aos seus pacientes a teleaudiologia.


Superando os obstáculos

A perda auditiva está entre às três limitações mais comuns nos pacientes da terceira idade, junte-se a isso o Brasil ser um dos países que mais envelhecem no mundo e numa velocidade astronômica. Isso denota claramente que a necessidade por assistência auditiva online vai chegar em breve a níveis históricos. O serviço de teleaudiologia, oferecido no mercado como o MyDO atenderá diretamente a essa demanda, expandindo drasticamente as opções de atendimento para pacientes com perda auditiva, especialmente para aqueles que tem dificuldade de locomoção ou vivem em regiões onde os serviços tradicionais de assistência auditiva são difíceis. Além disso, a teleaudiologia, assim como já vem ocorrendo na área médica, permitirá que o fonoaudiólogo atenda mais pacientes com maior eficiência. A experiência MyDO tem mostrado que o uso desta tecnologia tem se traduzido em mais disponibilidade de tempo para as consultas e horários de atendimento mais flexíveis, já que tanto o paciente quanto o profissional podem realizar a consulta estando em casa.

Outro grande obstáculo para a saúde auditiva é o alto custo; no Brasil são poucos os planos de saúde que cobrem a prótese auditiva, e os custos (incluindo os serviços da saúde auditiva) podem chegar a R$ 15.000,00. A telemedicina é uma alternativa promissora para atenuar esse vultuoso custo financeiro, eliminando grande parte do custo associado às consultas tradicionais ao consultório e, ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de consultas necessárias.


Acesse nossa página de atendimento online e saiba mais: https://www.mydo.com.br/atendimento


Marcadores
Atendimento auditivo online